Cai reincidência de adolescentes em conflito com a lei em São Paulo

Postada em: 16-08-2011
Por: SYLVIO MICELLI
Categoria: OPINIãO & DEBATES
Cai Reincidência De Adolescentes Em Conflito Com A Lei Em São Paulo A reincidência dos adolescentes que já foram internados por atos infracionais vem caindo gradativamente no Estado de São Paulo. Um dos fatores que tem contribuindo para a queda nos índices é a descentralização da assistência prestada aos jovens sentenciados a cumprir essa medida socioeducativa, explicou o coordenador do Programa Justiça ao Jovem, do Conselho Nacional de Justiça, juiz Reinaldo Cintra. O projeto foi criado pelo CNJ em julho de 2010, para aferir em que condições a medida de internação é executada no Brasil. No momento, equipes do Conselho se encontram em São Paulo - última unidade da federação a ser visitada pelo programa.Até a próxima sexta-feira (19/8), as equipes visitam as unidades de internação da capital e região metropolitana. A partir de setembro, elas seguem para o interior e o litoral - onde existem mais de 70 estabelecimentos destinados à internação dos jovens em conflito com a lei. A previsão é de que as visitas terminem apenas em outubro.

Internação - A construção de unidades de internação no interior e litoral paulista começou em 2006. Naquele ano, a reincidência era de 29%, segundo informações da Fundação Casa - entidade responsável por administrar a internação de jovens em São Paulo. Desde então, o índice vem caindo. Em 2007, a reincidência foi de 19%. Em 2008 foi de 16%; em 2009 de 13,5%; e no ano passado de 12,8%. Reinaldo Cintra afirmou que outros estados também contam com unidades de internação no interior, entre eles o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Pará. São Paulo, no entanto, destaca-se pela quantidade de estabelecimentos.

As vantagens da descentralização são diversas. Geralmente as unidades são menores - o que possibilita uma melhor assistência aos internos, tanto do ponto de vista pedagógico como em relação à estrutura física das instalações onde os adolescentes cumprem a internação. Outro fator importante diz respeito às famílias, que têm a chance de acompanhar mais de perto a execução da internação e fornecer o devido apoio aos adolescentes. "A criação de unidades de internação no interior é uma tendência", explicou Reinaldo Cintra, destacando que vários outros estados estão investindo na criação de estabelecimentos no interior, entre eles o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Educação - Nas visitas realizadas até o momento nas unidades de internação de São Paulo, a equipe do programa Justiça ao Jovem constatou que muitos adolescentes nunca chegaram a frequentar a escola. É o caso de Fernando (nome fictício e sobrenome preservado), de 15 anos. Ele aguardava uma vaga numa escola pública, antes de ser internado pela segunda vez. No estabelecimento onde cumpre a medida socioeducativa de internação, o jovem participa das aulas e cursos profissionalizantes. "Estou aprendendo muito aqui dentro. Tenho condições, no meu ponto de vista, de mudar. Quando sair, eu quero trabalhar", afirmou.

Giselle Souza
Agência CNJ de Notícias



Design by FatorClick - Criação de sites | Desenvolvimento de Sites

Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/cpanel/php/sessions/ea-php56) in Unknown on line 0